Pós-graduação

Psicopedagogia

PSICOPEDAGOGIA - Institucional e Clínica

O QUE É PSICOPEDAGOGIA?
Para entender o que é Psicopedagogia, é importante ir além da junção dos conhecimentos da Psicologia e da Pedagogia, que ocorre com bastante freqüência no senso comum devido a sua própria denominação, Psicopedagogia.

Na realidade, a Psicopedagogia é um campo do conhecimento que se propõe a integrar, de modo coerente, conhecimentos e princípios de diferentes Ciências Humanas com a meta de adquirir uma ampla compreensão sobre os variados processos inerentes ao aprender humano. Enquanto área de conhecimento multidisciplinar interessa a Psicopedagogia compreender como ocorrem os processos de aprendizagem e entender as possíveis dificuldades situadas neste movimento. Para tal, faz uso da integração e síntese de vários campos do conhecimento, tais com a Psicologia, a Psicanálise, a Filosofia, a Psicologia Transpessoal, a Pedagogia, a Neurologia, entre outros.

Vivenciar Psicopedagogia é um estado de ser e estar sempre em formação, projetação e em processo de criação. Criação de sentidos para nossa própria trajetória enquanto aprendestes e ensinastes. Podemos dizer de outra forma no nosso tempo de reconfiguração de paradigmas, a Psicopedagogia não podia ser diferente, visto que o pensar reflexivo sobre esta área do conhecimento se constitui uma das importantes tarefas a ser desempenhada por quem lhe tem como campo de ação, profissionalidade, dedicação e estudo.

ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO:
Psicopedagogia é um campo de atuação que, ao atuar de forma preventiva e terapêutica, posiciona-se para compreendê-lo os processos do desenvolvimento e das aprendizagens humanas, recorrendo a várias áreas e estratégias pedagógicas objetivando se ocupar dos problemas que podem surgir nos processos de transmissão e apropriação dos conhecimentos (possíveis dificuldades e transtornos), o papel essencial do psicopedagogo é o de ser mediador em todo esse movimento. Se for além da simples junção dos conhecimentos da Psicologia e da Pedagogia, o psicopedagogo pode atuar em diferentes campos de ação, situando-se tanto na Saúde como na Educação, já que seu fazer visa compreender as variadas dimensões da aprendizagem humana, que, afinal, ocorrem em todos os espaços e tempos sociais.

Atua nas áreas da Educação e da Saúde, com perspectiva de um processo de inclusão.

OBJETIVO DO CURSO
• Atualizar e aperfeiçoar os profissionais que atuam direta ou indiretamente com problemas de aprendizagem;
• Contribuir com o conhecimento mais aprofundado dos problemas de aprendizagem e relação professor-aluno.

PÚBLICO ALVO
Profissionais com curso superior reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação).

O que pode fazer, ou seja, ao término do Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia, pode trabalhar em:
a) PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL habilita o formando (após a conclusão do curso) a lecionar em Universidades;
b) Em atendimento individual, familiar e em grupo;
c) Atua nas áreas da Educação e da Saúde;
d) Lida com seus padrões saudáveis e patológicos levando em conta suas influências no meio familiar, escolar e social;
e) Seu campo de atuação é nas instituições de ensino, saúde e serviços.

METODOLOGIA
1) O curso é ministrado em 12 módulos. Para cada módulo há um livro base ou apostila sobre a disciplina;
2) Os alunos tem 01 (um) encontro por mês, sendo aos sábados durante todo o dia;
3) As avaliações serão em dias preestabelecidos pelo professor da disciplina.

DURAÇÃO
18 meses

Investimento:
Taxa de Matricula: R$ 99,00
R$ 2.100,00 para pagamento a vista ou
12 mensalidades de R$ 220,00
20 mensalidades de R$ 135,00

DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA
• Cópia autenticada de Identidade;
• Cópia autenticada do CPF;
• Cópia autenticada Diploma e Histórico do ensino superior;
• Cópia comprovante de residência;
• 02 fotos 3x4;


01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
DISCIPLINAS
Introdução á Psicopedagogia
Psicologia do Desenvolvimento
Teorias do Conhecimento e Aprendizagem
Fundamentos da Psicanálise
Contribuições da Psicanálise a Psicopedagogia
Fundamentos da Neurologia e Aprendizagem
A Didática e os Processos de Aprendizagem.
Metodologia Cientifica/Orientação para o Artigo
Dinâmica das Relações Familiares e Aprendizagem
Psicopedagogia Institucional
Diagnostico e Avaliação Institucional
Dificuldades de Aprendizagem
Estagio Supervisionado (Clínico)
CARGA HORÁRIA TOTAL
C.H
30HS
30HS
40HS
40HS
40HS
40HS
40HS
30HS
30HS
30HS
40HS
40HS
50HS
480h